IFF cria experiência olfativa para pacientes de casa de repouso em Nova York

International_ Flavors_Fragrances _IFFOs residentes do Hebrew Home at Riverdale, uma casa de repouso hebraica sem fins lucrativos no Bronx, em Nova York, foram transportados às memórias do beisebol por meio de uma experiência sensorial única, já que a maioria é fã eterna do Yankees e não frequenta o estádio há décadas.

Muitos desses residentes sofrem de perda de memória relacionada à idade e por isso a casa promove com frequência programas terapêuticos. Recentemente, em parceria com a International Flavors & Fragrances (IFF) e a Scent Marketing, inaugurou a exposição “Yankees Dugout”, recriando cheiros distintos do estádio com seis fragrâncias inspiradas no beisebol que incluem cerveja, grama, pipoca e cachorros-quentes.

De acordo com o Dr. Mark W. Albers, Neurologista do Massachusetts General Hospital em Boston, que estudou o efeito do olfato nos pacientes com doença neurodegenerativa, a exposição toca em um território relativamente novo em terapias sensoriais, na tentativa de ressuscitar lembranças positivas em uma pequena população de pacientes que dividem determinadas memórias em comum. A perda da memória em pacientes idosos causa frequentemente um enfraquecimento da familiaridade, acompanhada por sentimentos de desorientação. Trazer à tona memórias agradáveis de anos passados, por meio da estimulação sensorial, pode ajudar os pacientes a sentirem-se mais estáveis.

“O nosso objetivo é descobrir maneiras novas e mais significativas de tocar e inspirar as pessoas”, disse Andreas Fibig, CEO e presidente da IFF. “O que a exposição Yankee Dugout prova é que, de uma forma muito real, as fragrâncias têm o poder de ajudar a despertar memórias e as emoções que elas trazem – preenchendo uma lacuna que de outra forma seria impossível para os residentes. Tenho orgulho de ver que nossos especialistas podem ter um impacto tão positivo no bem-estar das pessoas”.

Fontes: IFF, The New York Times

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s