Tendências em alimentos que podem trazer ideias para o desenvolvimento de cosméticos e fragrâncias

Já é conhecida a convergência entre as indústrias de alimentos e cosméticos, produtos como:  Hidratante Corporal Framboesa e Pimenta Rosa Natura Tododia, Boticário Nativa SPA Águas de Baunilha de Madagascar e tantos outros, mostram que as empresas do setor da beleza desenvolvem produtos com conceitos que remetem aos elementos do universo alimentício. Do mesmo modo, as empresas de matérias-primas vêm desenvolvendo ativos com origem em alimentos, para criar novos ingredientes cosméticos.Por isso os alimentos saudáveis, que vêm ganhando popularidade de uns anos pra cá, podem servir de inspiração tanto para cosméticos como para fragrâncias. Ideias para desenvolver produtos diferenciados e inovar são sempre bem-vindas, pois o consumidor cada vez mais bem informado, tem também maior expectativa em relação aos produtos.

Para 2018,  a OneMarket – plataforma de alimentação inclusiva – destacou alguns alimentos que estarão em alta. As imagens selecionadas são de grandes veículos, o que também indica a popularidade desses produtos.

O Kombucha é uma bebida fermentada feita à base de chá.
Foto/ Reprodução: Revista Boa Forma

Kombucha

É uma bebida milenar, feita a partir de uma mistura de chá preto ou chá verde, açúcar e uma espécie de cultura de levedura e bactéria chamadas de “Scooby” – que são responsáveis pela fermentação da bebida.

Está em alta no Brasil há 1 ano e ganhou grande destaque por ser feita apenas com ingredientes naturais. A grande sacada do Kombucha está no fato do seu sabor ser semelhante ao de refrigerantes mas sem os ingredientes que prejudicam a saúde, como excesso de açúcar e sódio por exemplo.

Cada kombucha tem a personalidade de quem faz, assim há uma grande variedade no mercado: mais doces, mais secos, com frutas e especiarias.

Maca peruana
Foto/ Reprodução: Globo Esporte

Maca peruana

Conhecida popularmente como “ginseng dos Andes” ou “viagra dos incas”, a maca peruana é um tubérculo originário da Cordilheira dos Andes, com formato semelhante ao de um rabanete. Cultivada há mais de 2000 anos, suas propriedades vão muito além do efeito estimulante do organismo, do aumento da libido ou do auxílio nas dietas de emagrecimento e são comprovadas cientificamente.

Matchá
Foto/ Reprodução: Revista Boa Forma

Matchá

O matchá é um chá verde que possui um alto poder de emagrecimento e ainda ajuda no controle dos níveis de colesterol. Ele já é bastante utilizado na culinária oriental, mas tem ganhado força no ocidente de pouco tempo para cá.

O famoso poder emagrecedor deste chá existe devido a presença da catequina, uma substância com forte ação antioxidante. Possui também uma quantidade cinco vezes maior, em relação aos outros tipos de chá verde, de L-teanina, um aminoácido que estimula a atividade das ondas alfa no cérebro, ligadas ao relaxamento, à concentração, ao alívio de estresse e até à diminuição da pressão arterial.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s