Pesquisa da WGSN Mindset mostra como empresas do mercado de luxo estão se comportando no cenário de incertezas

Pesquisa da WGSN Mindset mostra como empresas do mercado de luxo estão se comportando no cenário de incertezas
Foto/ Burberry

Em recente pesquisa intitulada “Prepare sua marca para o futuro”, divulgada pela WGSN Mindset – braço de consultoria especializada da WGSN (líder mundial em tendências e previsões) – foram entrevistados* CEOs de marcas de luxo para entender como o mercado está se posicionando atualmente.

Os CEOs identificaram o espírito empreendedor como parte chave do sucesso do negócio, já que 97% relataram que suas empresas mantinham um espírito empreendedor, com um ambiente aberto e flexível, empoderando os funcionários a compartilharem suas ideias.

Uma das diferenças mais claras surgiu em resposta à pergunta: “Até que ponto seus funcionários são apaixonados pelos produtos e serviços de sua empresa?” Dos respondentes de luxo, 97% relataram que funcionários estavam “extremamente” ou “muito apaixonados”; comparados a 74% dos pesquisados de não-luxo.

A paixão intrínseca que os funcionários das empresas de luxo sentem pela marca pode ser sua principal vantagem, um fator que as de não-luxo precisam levar em consideração ao implementar suas estratégias. Durante a mesa redonda, o comprometimento do funcionário apareceu como tática chave.

De acordo com Lori Goodling, consultora sênior da WGSN que trabalha com diversas marcas deste setor: “O senso coletivo de empoderamento amplia seu poder e intrinsecamente torna sua empresa “à prova do futuro.” Seu público alvo deve ir desde pessoas que compram sua marca até as que acreditam nela e estão realmente interessadas em seu sucesso.”

Outro ponto de atenção indicado no estudo refere-se à preocupação diante marketplaces globais que atuam na área, como Amazon e Alibaba, prejudicarem o setor de luxo – tanto pelo fator da Inteligência Artificial, como pela disponibilidade de produtos. Alguns participantes disseram que o mais importante é manter o controle sobre sua distribuição e garantir os pontos mais altos de experiência do consumidor.

Para Goodling, “o clima atual do consumidor também dá às marcas de luxo oportunidade para crescer ao invés de apenas sobreviver.” Ainda para consultora da WGSN, o segredo é ir além das mensagens de estilo de vida. É criar um manifesto de identidade, criar uma persona fundada em ética e valores – isso tornará algo aspiracional.

Especialistas da WGSN Mindset, com base na pesquisa realizada, elencaram três atitudes fundamentais para as indústrias de luxo sobreviverem às incertezas atuais:

  • Contrate indivíduos comprometidos que podem atuar como embaixadores da marca. Comece sua rede de defensores da marca com seus próprios funcionários.
  • Crie uma cultura de inovação solicitando feedback dos funcionários de todos os departamentos.
  • Vá além de mensagens de estilo de vida e passe para personas, apoiadas em ética e valores. Crie ideologias compartilhadas e seus próprios grupos exclusivos da marca.

* Para esse estudo, foram entrevistados 69 membros da WGSN e da indústria da moda dos EUA e do Reino Unido, bem como 41 membros da associação da indústria de luxo Walpole. Foi realizada uma comparação entre as repostas dos representantes de luxo e não-luxo, para entender as diferenças entre os mercados.

 

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