Saiba quais são as quatro tendências globais de beleza e cuidados pessoais para 2018

Mintel anuncia as quatro tendências globais de beleza e cuidados pessoais para 2018
Imagem/ Divulgação

A Mintel, principal agência de inteligência de mercado do mundo, acaba de anunciar as quatro tendências que vão impactar o mercado global de beleza e cuidados pessoais em 2018. Segundo Sarah Jindal, especialista sênior em Inovação e Insights, Beleza e Cuidados Pessoais na Mintel: “Neste ano e nos próximos, o setor de beleza irá atender à conflituosa demanda do consumidor “sedento por elementos naturais”, em uma época em que os recursos estão diminuindo. E será através do aproveitamento das vantagens oferecidas pela biotecnologia que uma nova geração de produtos naturais aprimorados será criada. Enquanto isso, a personalização deve alcançar novos níveis à medida que as marcas se esforçam para abranger a inclusão total. No que se refere à ética, será imperativo que as marcas tenham uma personalidade genuína e um ponto de vista que comunique claramente seu posicionamento. Complementando, os desenvolvimentos no campo do monitoramento biométrico possibilitarão que as marcas gerem uma personalização totalmente inovadora da experiência de compra.”

Isto levou à identificação de quatro tendências principais que refletem temas abrangentes para os consumidores, como confiança, transparência, ética, sustentabilidade, individualidade e rapidez:

Brincando de Mãe Natureza

Mintel anuncia as quatro tendências globais de beleza e cuidados pessoais para 2018
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O conceito de ingredientes de beleza naturais está se expandindo em um mundo de constante mudanças; as marcas vão ajudar a Mãe Natureza incorporando abordagens locais e desenvolvimentos em biotecnologia.

Com as exigências crescentes dos consumidores e as mudanças climáticas em todo o mundo, a abordagem da indústria de beleza e cuidados pessoais para ingredientes naturais e sustentáveis deve se adaptar a um novo cenário. Uma mudança para se tornar mais “local” em termos de fontes de ingredientes criará oportunidades para que os consumidores protejam e preservem recursos na área em que vivem. Neste ano, as possibilidades de criar ingredientes seguros por meio da ciência, que não causem alergias, puros e eficazes podem substituir a colheita de ingredientes naturais. O abastecimento e a produção local de ingredientes vão se tornar essenciais nos próximos anos, fortalecendo a ideia do orgulho local – não apenas entre marcas e fabricantes, mas também entre os consumidores.

Tendência em ação

YAROK HAIRCARE, é uma marca orgânica e sustentável para cuidados com o cabelo, que mistura produtos à base de aromaterapia na frente dos consumidores em seu bar de tratamento 100% vegano, na cidade de Nova Iorque. O fundador, Mordechai Alvow, alega que todos os ingredientes “são testados para os resultados e também para a gentileza aos seus sentidos e à terra”.

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Minha Beleza, Minhas Regras

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As marcas vão deixar de se destinar aos consumidores baseadas em idade, gênero ou tipo de corpo, à medida que os consumidores exigem cada vez mais uma beleza personalizada de acordo com suas questões individuais.

No passado, as marcas tinham o controle absoluto sobre o que definia o conceito de beleza. Entretanto, os padrões de beleza com base em idade, gênero, pele, cabelo e tipo de corpo estão mudando, já que os consumidores de hoje controlam a forma como a beleza é determinada. Essa noção, sempre em evolução, observará a remoção de rótulos que se baseiam em características simples e transformará a maneira como os consumidores observam seus tipos de pele, cabelos e corpo. Em 2018 e nos anos que virão a seguir, os consumidores de beleza exigirão que suas necessidades individuais sejam correspondidas com novas opções ou customizações. As marcas irão abranger a inclusão e abordar preocupações de beleza individuais que resultarão em mais customização e personalização de produtos.

Tendência em ação

A esgrimista olímpica, Monica Aksamit, é a estrela de uma campanha do Reino Unido para a marca de cosméticos No7, que promove o poder dos cosméticos e como a maquiagem faz a mulher se sentir, ao invés do que a maquiagem faz com o visual. O anúncio visa defender o verdadeiro papel da maquiagem na vida das mulheres – o poder interior e a energia que as mulheres têm quando se sentem no controle de sua própria beleza.

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Foco da Campanha

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Apenas vender um ótimo produto de beleza já não será suficiente; as marcas devem ter personalidade e propósito de acordo com a opinião dos consumidores, para os conquistar.

Os consumidores são tão apaixonados pelo valor que uma marca e produto podem lhes trazer quanto pela própria qualidade do produto. A obrigação cai agora sobre as marcas que podem impressionar os consumidores com uma personalidade humana que seja confiável, agradável e sincera. Em 2018 e nos anos seguintes, haverá um foco no financiamento de projetos educacionais em vez da simples doação de dinheiro à caridade. Ao mesmo tempo, as questões ambientais e éticas estarão na vanguarda, já que Millennials e representantes da Geração Z colocam maior ênfase no mundo ao seu redor. Agora, mais do que nunca, é imperativo que as iniciativas vão além da responsabilidade social corporativa e realmente devolvam benefícios à sociedade.

Tendência em ação

Após ver pacientes de câncer perderem os cílios durante a quimioterapia, Karissa Bodnar, fundadora da Thrive Causemetics, desenvolveu uma linha de cílios postiços e cosméticos de “beleza pura”. Para cada venda realizada pela empresa em Los Angeles, Califórnia, eles doam um produto adicional para mulheres com câncer ou que sofrem violência doméstica.

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Detetive Particular

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A tecnologia digital seguirá os consumidores por todos os lados, influenciando suas compras de produtos e os ajudando a navegar as complexidades do corredor de beleza.

A tecnologia digital tornará as compras mais pessoais em 2018. Com tantos produtos nas prateleiras, os consumidores, pressionados pelo tempo, precisam de uma experiência de compra mais intuitiva. A nova tecnologia pode interpretar as expressões faciais e os movimentos oculares dos consumidores para determinar suas preferências de produtos e oferecer ajuda, tanto em loja física quanto na internet. Nos próximos anos, o uso comercial de dados biométricos deve prolongar-se além do rastreamento do movimento dos olhos, pois a frequência cardíaca, a linguagem corporal e a fala vão se tornar cada vez mais importantes para uma avaliação mais completa das preferências dos consumidores. A ideia de mídia social, meramente para interação entre pessoas, é algo do passado, já que as empresas transformam essas interações online em oportunidades de compras.

Tendência em ação

VAQSO VR é um pequeno aparelho que se conecta à parte inferior de qualquer visor de realidade virtual (RV), e emite aromas realistas relacionados ao conteúdo. Os aromas incluem “o cabelo de uma mulher bonita”, que brinca com a ideia de empresas de fragrâncias criarem campanhas de propaganda e mostras multissensoriais de RV.

Veja mais detalhes baixando o relatório da Mintel.

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