Sentir uma fragrância é uma experiência estética

73017386_sCopyright 123RF

O perfume estabelece diversas associações simbólicas, relaciona-se fortemente aos aspectos hedônicos e está intimamente ligado à emoção. O órgão central da experiência olfativa é o cérebro e não o nariz, pois este apenas detecta as moléculas voláteis que estão no ar e o cérebro estabelece uma interpretação, transformando-as em cheiros.Em comparação com a visão, o julgamento sobre odores tem uma integração mais profunda com a percepção que por sua vez, não se estabelece unicamente por aquilo que é apresentado de imediato pelos sentidos, pois recebe influências de uma variedade de processos como a experiência, memória, atenção, expectativa e intenção. Pode também ser refinada pelas influências cognitivas por meio da educação, conhecimento, imaginação e cultura.

O refinamento da percepção faz parte da experiência estética, uma vez que fornece uma entendimento cultivado das características específicas de experiências e objetos. Por isso o cultivo da percepção não é apenas uma capacidade dos sentidos visual e auditivo, mas também do gustativo e particularmente do olfativo.

A olfação já foi considerada uma sensação bruta desprovida de sofisticação e de objetividade de julgamento. Mas ao contrário dessa suposição de longa data, a ciência olfativa estabeleceu uma variedade de processos que moldaram a apreciação dos odores, tanto no que se refere às suas qualidades como aos aspectos hedônicos. Como nas outras estéticas sensoriais, a avaliação dos odores é uma questão de exposição, experiência, conteúdo e treinamento. Deste modo a experiência olfativa não é meramente subjetiva, mas providas de elementos cognitivos, que por sua vez caracterizam a experiência estética geral.

Por isso cheirar um perfume faz parte de uma experiência estética e assim como degustar um vinho, essa experiência será mais intensa quanto maior for a percepção de julgar, comparar ou de vincular às experiências anteriores. Então se o refinamento na apreciação do visual, proporciona uma contemplação estética mais apurada, o refinamento para sentir um perfume também aumenta o requinte da experiência!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s